Profissionais que fazem parte do Parto Humanizado

Obstetra

Sem dúvida, num modelo de Parto Hospitalar, o Obstetra é a figura principal da assistência ao Parto. Quando dizemos que esse obstetra é humanizado quer dizer que suas condutas são alinhadas às evidências cientificas, valoriza e estimula uma equipe multiprofissional e coloca a mulher/casal como protagonistas, partilhando informações e decisões. Um obstetra humanizado tem parceria com uma enfermeira de confiança e reveza o pré-natal com ela, incentiva a presença de Doulas, Fisioterapeutas etc. Um obstetra cuja equipe é composta por um auxiliar e um anestesista, certamente, faz mais cirurgia (cesáreas) do que partos.

Os profissionais que atendem aos plantões, muitas vezes não possuem vasta experiência e também são sobrecarregados. Muitas vezes deixam de oferecer alternativas, aderem práticas como Episiotomia (corte do Períneo) consideradas violências obstétricas e partem para cirurgia facilmente. Sem contar que a cada período os profissionais mudam, assim como suas condutas. Ter uma Doula, um plano de parto ajuda. Mas quando entramos em uma instituição a regra é deles. Ter uma equipe particular garante que tudo o que for possível para um parto mais natural, embasado pela evidência científica e que seja de sua escolha será assim conduzido. Fazemos uma “bolha” para que você possa viver uma experiência verdadeiramente potente e positiva. Todo mundo falando a mesma língua de amor, respeito, atendimento individualizado. Com conexão, empatia e muita experiência.

Quem Atende:

Enf. Obstetra

No Brasil, a assistência ao parto é muito voltada para os médicos. Com o crescimento da Humanização a figura da Enfermeira Obstetra foi ganhando visibilidade. Uma equipe verdadeiramente humanizada não abre mão desta profissional, seja no pré-natal como no parto e pós-parto.

O atendimento das EO’s (enfermeiros obstetras) favorece o Parto Humanizado e a atenção integral à mulher. Tanto o médico obstetra como a enfermeira obstetra possuem a mesma responsabilidade em um parto de baixo risco, inclusive na solicitação de exames e medicações.

Em uma gestação de Alto Risco o médico obstetra pode avaliar e recomendar condutas, que geralmente o faz juntamente com a Enfermeira Obstetra.

Durante o trabalho de parto hospitalar o médico obstetra e a enfermeira tem a mesma responsabilidade: examinar o colo do útero, aferir pressão, avaliar os batimentos do bebê. Aqui em São Paulo, grande parte das Enfermeiras Obstetras só podem exercer máxima autonomia no Parto quando fazem parte de uma equipe cuja responsabilidade é direcionada para a figura médica.

Quando é necessária a prescrição de medicações como antibióticos ou ocitocina, por exemplo, só o médico obstetra pode realizar. Partos Instrumentais (Vácuo e fórceps) também só podem ser realizados por médicos, assim como a cesárea.

Mas do começo ao fim uma equipe composta por multiprofissionais e diversas abordagens tem resultados muito mais positivos. Por serem educadores em saúde, os enfermeiros obstetras permeiam sua atuação nesse foco: educar, empoderar e promover saúde! A ideia é sempre preservar as condições físicas, emocionais e os valores da parturiente. A enfermeira obstetra é um profissional fundamental para o resultado positivo do parto. Com uma formação voltada para fisiologia e não intervenção.

Em geral, as enfermeiras obstetras vão à casa da mulher para avaliação do colo do útero, do feto e dos sinais vitais da parturiente, reduzindo assim a necessidade de uma internação precoce. Durante o pré natal, a Enfermeira Obstetra também pode (e deve), revezar as consultas com o médico obstetra, uma vez que possui qualidades semelhantes ao do médico para a condução do pré natal e parto de baixo risco.

Em alguns países da Europa são eles que atendem a maioria dos partos, no entanto, no Brasil ainda não são todas as gestantes que contam com essas profissionais. Os EO’s também podem realizar partos naturais de baixo risco e acompanhar a paciente durante a gestação.Durante o trabalho de parto, esses profissionais avaliam o bem-estar da mãe e bebê através de exames como: ausculta fetal (batimentos cardíacos do bebê), progressão de dilatação do colo do útero, progressão da posição e descida do bebê, pressão arterial materna entre outros. Aqui na Trinità muitas vezes essa profissional oferece suporte domiciliar evitando internações precoces.

Quem Atende:

Pediatra

Um pediatra humanizado sabe que um bebê não nasce, muitas vezes, corado e chorando e sabe aguardar, com segurança, a chegada deste bebê, sem excesso de intervenção. Um pediatra humanizado não apressa a equipe ou interfere na conduta obstétrica. Se não há necessidade, não faz o corte precoce do cordão (aliás deixa o bebê conectado com a placenta, quando possível). Não esfrega o bebê para que chore e quando e se necessário faz os estímulos gentis.

Não aspira bebês sem necessidade sabendo que eles podem e sabem lançar os líquidos de seus pulmões para fora sem a intervenção. Deixam o bebê no colo da mãe na primeira hora de vida, estimulam e facilitam a amamentação deixando os procedimentos como pesar, medir, vacinas para depois da primeira hora.

Pediatras humanizados vão além dos protocolos e podem olhar individualmente as necessidades de cada bebê dentro de suas famílias. Não solicitam exames desnecessários e fazem de tudo para que mãe e bebê não se separem. Assim como no parto ter um pediatra não garante que não haverão intervenções. Mas que serão usadas baseadas em evidência científica, caso necessárias e da maneira mais gentil e respeitosa possível.

Aqui na Trinità quem contrata o pediatra, ganha uma consultoria de amamentação ainda na maternidade.

Veja mais em Consultoria de Amamentação. 

Quem Atende:

Doula

As Doulas são acompanhantes de parto especializadas que não são necessariamente da área de saúde. Cada Doula tem em sua trajetória e formação uma série de elementos que podem somar a sua atividade que consiste em passar informação, dar suporte físico e emocional antes, durante e depois do parto.

A Doula faz massagem, pode sugerir posições para auxiliar na descida do bebê, assim como para ajudar a mãe descansar.

Orienta sobre os próximos passos, ajuda no trajeto até a maternidade, orienta na chegada, facilita na comunicação com a equipe e hospital. Cuida da alimentação da parturiente/casal. Tem um olhar atento com ambiente garantindo que os desejos preestabelecidos da Mulher sejam cumpridos. Antes do parto a doula orienta sobre as fases do trabalho de parto, ajuda a eliminar os medos e mitos, orienta sobre o plano de Parto, um documento de acordo entre o casal, equipe e hospital, que expressa os desejos da mulher/casal em relação ao parto.

Apesar de não serem profissionais da saúde, sua atuação tem evidência respaldada e recentemente foram reconhecidas como importantes para melhores índices pelo Ministério da Saúde. As Doulas melhoram os índices de parto normal, diminuem os pedidos de anestesia, necessidade de cesárea e aumentam a satisfação da mulher/casal em relação ao parto.

Anestesista

Quando pensamos em um nascimento humanizado sobretudo colocamos à disposição condutas e profissionais para oferecerem recursos para que a gestante/casal possa lidar com a dor e medos. O último recurso para lidar com a dor do parto é anestesia. Antes dele, o acolhimento de uma doula, massagem, banho quente de chuveiro ou banheira, acupuntura, aromaterapia, exercícios são algumas práticas não farmacológicas que ajudam a lidar com a dor e o medo do desconhecido.

Quando a mulher opta pelo recurso farmacológico da anestesia é importante contar com o Anestesista da nossa Equipe. Assim como os obstetras de plantão não oferecem um atendimento individualizado, o mesmo vale para os anestesistas. Muitas vezes os Anestesistas de Plantão, por precisarem ir para outros procedimentos, acabam dando medicação excessiva que atrapalha o parto. Nosso anestesista, Fabio Bertolo, tem vasta experiência com diversas equipes humanizadas e quando necessária ou desejada, sua técnica apresenta resultados altamente satisfatórios, com ajuste individualizado das doses e presença constante para correção de efeitos colaterais associados à anestesia.

Quem Atende:

× Como podemos lhe ajudar?
Ir para o conteúdo